Artigos . Doença engarrafada

28/01/2019


Para quem tem o hábito de usar uma garrafa plástica mais de uma vez. Uma pesquisa acaba de mostrar que ela pode conter mais germes do que a vasilha de comida de um cachorro, do que a pia da cozinha ou a tábua de cozinha e bem próximo da quantidade encontrada em um recipiente usado para guardar escova de dentes no banheiro. E de acordo com este estudo, após uma semana de uso, sem ser lavada, uma garrafa plástica tem, em média, 300.000 colônias de bactérias, das quais mais de 60% são prejudiciais à saúde. Favorecendo assim desde infecções cutâneas até sepse.
       Como as garrafas de água são, geralmente, item inseparável das pessoas que correm em esteiras ou praticam exercícios ao ar livre, esta pesquisa procurou saber, quantos e quais germes estavam presentes em quatro tipos de garrafa de água reutilizável: slide-top (basta deslizar a abertura para beber), squeeze,  tampa de tarraxar e com canudo embutido. Entre os quatro tipos analisados, a que apresentou a maior quantidade de germes, com mais de 900.000 UFC/cm² foi a do tipo “slide-top”. Esse tipo também continha a maior porcentagem (17%) de bactérias do tipo gram-positivas cocos, que podem causar, além de infecção cutânea até pneumonia . As do tipo “squeeze” ficaram em segundo lugar, com 162,000 CFU/cm², enquanto as de tampa de tarraxar vieram em seguida, com  160,000 CFU/cm². Por último, com uma quantidade surpreendentemente menor que as demais, vieram as que têm canudo embutido, com apenas 25 CFU/cm². Inclusive, esse tipo de recipiente também apresentou a menor quantidade de germes prejudiciais à saúde: apenas 8% das bactérias encontradas eram do tipo Gram-positivo cocos. Segundo especialistas, uma possível razão para a baixa concentração de bactérias nos recipientes com canudo é que as gotas de água tendem a ficar depositadas no fundo do canudo em vez de ficarem na superfície, o que acaba sendo menos atrativo para germes amantes da umidade, como as bactérias.
Outras recomendações, são: se possível, sempre opte por garrafas de aço inoxidável em vez das de plástico, pois, além de serem mais fáceis de limpar, esse é um material naturalmente anti-bacteriano. Se a pessoa usar a garrafinha para beber apenas água. Água e detergente são suficientes para fazer a limpeza. Porém, se colocar outros líquidos, como shakes, sucos e isotônicos, é preciso usar água fervente e uma escova para retirar todos os resíduos.

?FITNESS CLUB
Login
Horário de Atendimento Segunda à Quinta Das 7hs às 21:30hs Sexta Das 7hs às 21:00hs Sábado Das 9hs às 12:00hs
Onde estamos
Av. Independência, 700 sala 108, Campo Bom/RS

(51) 3597-4510