Artigos . Gases que incomodam

15/04/2019

Gases intestinais podem causar grande desconforto porque provocam distensão abdominal. Além disso, em determinadas circunstâncias, podem trazer constrangimento social. A situação é mais frequente à medida que envelhecemos.

Com o passar dos anos é natural os intestinos delgado e grosso, apresentam diversos processos fisiopatológicos. Em primeiro lugar, a motilidade diminui, o que significa que o trato gastrointestinal se torna mais lento. Em segundo, também cai o número de enzimas presentes no intestinos, que são fundamentais para a absorção dos nutrientes. Somadas, essas duas dificuldades indicam que o organismo tem menos recursos (as enzimas) e vai levar mais tempo (a falta de motilidade) para processar o alimento e eliminá-lo. Isso d&aac ute; espaço para que as bactérias que vivem no intestino grosso fermentem, provocando a flatulência. A maior parte deles é produzida no intestino por carboidratos que não são quebrados na passagem pelo estômago. Em alguns casos, por fatores genéticos ou porque adotaram uma dieta saudável com pouca gordura, mas rica em fibras e em carboidratos, algumas pessoas podem produzir mais gases. No entanto, a maioria das queixas parte de pessoas que produzem uma quantidade que os gastrenterologistas considerariam normal. Estudos demonstram que, em média, um adulto pode expelir gases vinte vezes por dia. 
No entanto, a situação piora com medicamentos que alteram a flora intestinal, afetam a motilidade e a absorção de nutrientes. Entre eles: antibióticos, comum para idosos; antiinflamatórios, utilizados para dores articulares; antidepressivos; e remédios para demências e Mal de Parkinson. De qualquer modo, há como prevenir a maior formação de gases. O exercício faz parte da terapêutica, porque melhora o funcionamento do intestino. E adotar o tratamento adequado, que pode incluir mudanças na alimentação e a introdução de probióticos, que contêm as bactérias ‘boas’, fazem parte dele.

É importante lembrar que da boca até o reto, existe uma grande área percorrida, onde pode ocorrer vários problemas. Basta lembrar que, já na boca, a qualidade da saliva e da dentição é fundamental para que a comida chegue ao estômago num estado que não sobrecarregue o órgão, imagine então toda esta distância. Muitos efeitos podem ocorrer. Os estudos sobre os distúrbios funcionais, que vão da constipação à hipersensibilidade visceral, se ampliaram tanto, que há especialistas somente para esse campo da ciência. Não sofra, procure um.

 

?FITNESS CLUB
Login
Horário de Atendimento Segunda à Quinta Das 7hs às 21:30hs Sexta Das 7hs às 21:00hs Sábado Das 9hs às 12:00hs
Onde estamos
Av. Independência, 700 sala 108, Campo Bom/RS

(51) 3597-4510