Artigos . Envelhecer tranquilo

08/07/2019

Nas diferentes fases do ciclo da vida, passamos por diversas modificações, sejam elas: físicas, cognitivas ou psicossociais. Todas equivalentes a faixa etária. Como a população de idosos está aumentando mundialmente, estima-se que até 2040 as pessoas com 65 anos sejam 1,3 bilhões em todo o mundo, o que traz consigo questões inerentes ao processo, como: longevidade, qualidade de vida, capacidade funcional e bem-estar.
  Então questionamentos sobre como evitar os declínios ao longo do envelhecimento incidem fundamentalmente pela prevenção. E muito se fala em envelhecimento bem-sucedido passando por três pilares. A começar por diminuir a probabilidade de doenças e incapacidade; aumentar a capacidade funcional física e cognitiva e por fim um envolvimento ativo com a vida. Neste contexto ainda, se pode englobar a resiliência, visto que ela é compreendida como fator moderador do estresse, promovendo adaptação positiva nas vivências diárias e auxiliando ainda na regulação das emoções. É essencial que diante dos aspectos do envelhecimento e aos desafios, recursos sejam identificados, promovendo resiliência e capacidade de adaptação aos event os estressores da vida, diminuindo a vulnerabilidade psicológica, aprimorando a capacidade de regulação emocional e bem-estar físico. E para isto uma estratégia foi testada com sucesso nas aulas de Educação Física e contribui muito para um envelhecimento bem-sucedido, tornando-se extremamente valorosa clínica, familiar e socialmente. E foi com essa idéia que a prática da meditação tornou-se uma forte aliada nessa busca, pois traz consigo benefícios para as desordens de variadas origens, atuando como redutora de ansiedade e dos níveis de estresse e consequentemente um benéfico para a saúde emocional e física. Entre esses efeitos destacam os benefícios sobre a atenção, memória, fluência verbal e flexibilidade cognitiva. E reforçam o fato de que a meditação é uma intervenção n&at ilde;o-farmacológica que pode prevenir o declínio cognitivo no envelhecimento.
Assim, é possível promover a saúde mental e a qualidade de vida para as populações de terceira idade devido aos benefícios colhidos com essa prática, que surge nas culturas orientais e que vem se expandido cada vez mais. Além de ter uma baixa exigência física e com inúmeros benefícios fisiológicos e principalmente emocionais.
 

?FITNESS CLUB
Login
Horário de Atendimento Segunda à Quinta Das 6hs às 21:30hs Sexta Das 6hs às 21:00hs Sábado Das 9hs às 12:00hs
Onde estamos
Av. Independência, 700 sala 108, Campo Bom/RS
Ligue
(51) 3597-4510
Whatsapp
(51) 99128-7522