Artigos . Cedo contra o câncer

12/11/2018

Um super estudo da Universidade de Bristol no Reino Unido, faz uma relação entre o relógio biológico e o risco de desenvolvimento do câncer. Principalmente o de mama. E ele aponta para as pessoas com hábitos diurnos terem menor risco de desenvolver este tipo da doença. De acordo com especialistas, os resultados são relevantes porque podem afetar o risco para todas as mulheres. E mais, aumentou o entendimento sobre a importância do sono na saúde em geral.

Todo temos um relógio biológico interno, que determina como o corpo funciona em um padrão de aproximadamente 24 horas, este processo também é conhecido como ritmo circadiano. E ele afeta tudo, desde a hora em que vamos dormir até nosso humor e um risco de ataque cardíaco. Mas como nem todos os relógios internos marcam o mesmo horário, as pessoas diurnas acordam cedo, e são mais dispostas no início do dia e sentem sono no começo da noite. Já quem é notívago tem dificuldade de levantar de manhã, é mais produtivo no fim do dia, e preferem dormir tarde.  Para relacionar isto como o câncer de mama, pesquisadores usaram um sistema novo e inteligente de análise de dados,  chamado randomização mendeliana. E analisaram 341 fragmentos de DNA que controlam se somos propensos a ser diurnos ou noturnos. Eles usaram esse conhecimento para realizar um experimento com mais de 180 mil participantes do banco de dados do Reino Unido, e cerca de 230 mil mulheres do consórcio internacional contra o câncer de mama. Como esses fragmentos são definidos no nascimento e não estão ligados a outras causas conhecidas de câncer, como a obesidade, significa que os pesquisadores estão bastante confiantes de que o relógio biológico está associado a doença. O estudo analisou um intervalo de oito anos da vida de uma mulher, e neste período, duas em cada 100 mulheres com hábitos noturnos desenvolveram a doença, em comparação com uma em cada 100 com hábitos diurnos.

    Ainda há alguns questionamentos para entender o que faz uma pessoa noturna ter um risco maior. É o relógio biológico propriamente dito? Ou os notívagos são prejudicados por viverem fora de sincronia com seus relógios internos, ao terem que acordar cedo? O relógio biológico afeta os níveis hormonais para alterar o risco de câncer, o sistema imunológico ou o metabolismo?

       Mas segundo a (OMS), passar por cima do relógio biológico em decorrência do trabalho noturno, está provavelmente associado ao risco de câncer. Então respeito seu organismo e ouça seu corpo.

 

?FITNESS CLUB
Login
Hor醨io de Atendimento Segunda ?Quinta Das 7hs 鄐 21:30hs Sexta Das 7hs 鄐 21:00hs Sabado Das 9hs 鄐 12:00hs
Onde estamos
Av. Independ阯cia, 700 sala 108, Campo Bom/RS

(51) 3597-4510