Artigos . Tudo é equilíbrio

11/03/2019

Como tudo na vida necessita de balanço, de equilíbrio, de harmonia. Nosso corpo não é diferente. E quando ele não está harmônico, da sinal na hora e muitas vezes de forma bem dolorida. Podemos estar dormindo, parado, andando, correndo, não importa. Ou está indo tudo bem em uma prova ou treino, ritmo encaixado. De repente, uma dor intensa impede que você raciocine e continue o que está fazendo. Este sinal é conhecido como Cãibra. É um desconforto que muitos já enfrentaram, e divide opiniões entre os especialistas em relação à sua origem e tratamento. Definida por ser uma contração contínua in voluntária da musculatura, a cãibra é uma dor paralisante, que pode durar por segundos ou até mesmo minutos.
Então o que fazer no período da dor e como preveni-la? Como ela é um fenômeno multifatorial, porque não há uma única causa para sua explicação. A desidratação proveniente do desgaste físico, o encurtamento muscular que ocorre quando o corredor tem pouca amplitude de movimento, e a falta de nutrientes, como o sódio e o potássio, são os principais fatores para o aparecimento da cãibra. Não existe nenhuma medida de imediato que melhore completamente a dor, mas para amenizar um pouco, é preciso no caso da corrida, que se relaxe a musculatura, através de alongamentos da região afetada, para logo que supera-la, aplicar técnicas de massagens ou colocar gelo na região para agilizar o processo de rec uperação. Como realmente tudo é equilíbrio, uma das estratégias para evitar esse fenômeno é aprender a respeitar o próprio corpo. É importante lembrar que o excesso nunca é saudável. Além de gerar a desidratação do corpo, também pode ser uma das causas . Então vamos prevenir! Como?
Evitando o encurtamento muscular, invista nos alongamentos. Foque para ganhar amplitude muscular. Para corredores de longas distâncias, a preparação é essencial para um bom desempenho. Nela, a hidratação e alimentação são alguns dos pormenores. É importantíssimo fazer uma estratégia com estes dois requisitos para antes, durante e depois da corrida. Consumir alimentos ricos em minerais, potássio, magnésio e cálcio são estratégias também utilizadas para promover a reposição desses nutrientes perdidos durante a atividade física. Banana, castanha do Pará, aveia, granola e brócolis são outras opções.
Então como a cãibra está diretamente ligada aos nossos hábitos de vida, é importante manter alimentação equilibrada, hidratação e condicionamento físico. Básico, apenas equilíbrio.

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