Artigos . HPV

04/12/2017

Esta semana foi publicada uma pesquisa pelo Ministério da Saúde que mostra que 54,6% da população jovem brasileira está infectada com um vírus que pode causar câncer do colo do útero, e outros tantos. A coleta se deu entre pessoas de 16 e 25 anos, num total de 7.586, destas, 2.669 foram testadas para HPV, e mais da metade apresentou infecção pelo vírus. E o mais importante é que 38,4% apresentaram tipos do vírus que podem causar câncer. Existem mais de 150 tipos diferentes de vírus para o HPV, que podem infectar a pele e as mucosas e pelo menos 13 tipos são considerados fator de risco para câncer.

 maioria das pessoas infectadas pelo Papiloma Vírus Humano não apresenta sintomas aparentes, um percentual muito pequeno apresenta lesões e elas podem se manifestar de forma clínica, com o aparecimento de verrugas, ou sub-clínica, não visível a olho nu, como as que aparecem no colo do útero. O diagnóstico de uma infecção sem sintomas se faz por exames de biologia molecular, que mostram a presença do DNA do vírus. Como não há tratamento específico para eliminar o vírus, normalmente as infecções regridem naturalmente. Já as lesões e verrugas podem ser tratadas com laser, eletrocauterização ou outras técnicas. Mas, quando ela persiste e é causada por um tipo viral que tem potencial para causar câncer as chamadas oncogênicas, pode haver desenvolvimento de lesões precursoras. Se não forem tratadas, elas podem evoluir para um câncer. Os casos mais comuns são de câncer de colo do útero, que pode ser diagnosticado com o exame preventivo papanicolau. Mas tumores também podem aparecer na vagina, vulva, ânus, pênis, garganta e boca.

Como o vírus é facilmente transmitido pelo ato  sexual e o contágio ocorre por contato direto com a pele ou mucosa infectada, não precisando haver penetração para que haja a infecção, a proteção sempre é a melhor maneira de proteção. E para isto existe a vacina quadrivalente, que protege contra os tipos 6, 11, 16 e 18 do vírus. Além do uso de preservativos.

© FITNESS CLUB
Login
Horário de Atendimento Segunda à Quinta Das 7hs às 21:30hs Sexta Das 7hs às 21:00hs Sabado Das 9hs às 12:00hs
Onde estamos
Av. Independência, 700 sala 108, Campo Bom/RS

(51) 3597-4510