Artigos . Na corda bamba

15/01/2018

Com a chegada do verão e do horário estendido de luz solar, muitas pessoas buscam os parques para praticarem exercícios físicos, como: corrida, caminhada, andar de bicicleta, entre outras modalidades, mas tem uma que é um desafio.

Para muitos andar em linha reta já é difícil, imaginada em uma fita de poucos centímetros de largura e que fica suspensa e balança para todos os lados. Sim! O Slackline, esporte que teve sua origem nos anos oitenta, com os escaladores que passavam semanas acampando para buscar novas vias na montanha, e quando o clima não favorecia a escalada, eles esticavam as fitas de seus equipamentos e exercitavam-se tentando se equilibrar sobre elas.  Para muitos treinadores é um esporte que exige muito da parte física dos praticantes, assim como os músculos posturais. Trabalhando músculos diferentes, até pelos movimentos que são realizados estimulando bastante a agilidade, a resistência, o equilíbrio e a flexibilidade.

Para realiza-lo estica-se uma fita estreita e flexível, de nylon ou poliéster, que é tencionada em dois pontos fixos, onde são realizados movimentos estáticos e dinâmicos, tendo como objetivo principal a busca pela harmonia entre corpo e mente. E por ser considerado completo, aliando resistência física, consciência corporal e concentração, o Slackline vem ganhando milhares de adeptos no mundo dia após dia. Atividades como Surf, skate, escalada ou a simples corrida no parque são elevadas a outro nível de prática com a ajuda dele.

Atualmente existem cinco modalidades de Slackline: Highline, Longline, Waterline, Trickline e Yogaline. No Brasil, a modalidade mais praticada é o Trickline, onde os atletas ou “slackers” realizam manobras sobre a fita. Tendo como benefícios, além dos já citados,  atuar sobre distúrbios de concentração; Desenvolver os reflexos, aumentando a velocidade de reação corporal; Trabalhar a musculatura proprioceptiva e a coordenação motora fina e ainda uma excelente ferramenta para trabalhos de preparação e resistência física. Sem falar em conceitos essenciais para a vida nos dias atuais, tais como: amizade, solidariedade, consciência ecológica, fator agregador e superação de desafios, que são normais nos dias de hoje.

© FITNESS CLUB
Login
Horário de Atendimento Segunda à Quinta Das 7hs às 21:30hs Sexta Das 7hs às 21:00hs Sabado Das 9hs às 12:00hs
Onde estamos
Av. Independência, 700 sala 108, Campo Bom/RS

(51) 3597-4510