Artigos . O melhor dos três

13/08/2018

Quer ser um homem de ferro? Então prepare-se! O esporte que você nada, pedala e corre está a cada dia ganhando mais adeptos. E você também pode fazer parte de Hall de super atletas. Conversei com o treinador e triatleta, professor Juliano Guarnieri, da IRONLEGION assessoria esportiva. E ele nos conta um pouco desta história.

       Existem dois relatos para o marco de nascimento do triathlon moderno. O mais conhecido aconteceu no ano de 1977. Durante uma premiação em um clube de natação no Hawaii. John Collins, um oficial da marinha americana e seus amigos estavam discutindo, quem seria os atletas mais resistentes? Os nadadores da “Waikiki Rothwater Swim” (3,8k), os ciclistas da “Race around Oahu” (180km) ou aqueles que conseguiam enfrentar a “Maratona de Honolulu” (42,195)? Pois então, Collins e seus colegas entenderam que o atleta mais resistente mesmo, seria aquele que fizesse as três competições em sequência. Então marcaram o desafio para o ano seguinte e aquele que completasse a prova seria chamado de “HOMEM DE FERRO”. Nascem ai a lenda dos atletas fora do padrão normal. Dezesseis atletas deram a largada no dia combinado e doze vieram a se tornar os primeiros “IRONMAN” da história. O curioso é que o vencedor, foi Gordon Haller, um taxista! No ano seguinte, já com a participação da primeira mulher, chamada Lyn Lemaire.

       Com a evolução da ciência e tecnologia o triathlon deixou de ser um esporte que é uma reunião das capacidades técnicas da natação, ciclismo e corrida. Atualmente cada modalidade tem suas características alteradas para o triathlon e os aspectos fisiológicos  e biomecânicos estão cada vez mais específicos. O que tem tornado os equipamentos, técnicas e todo treinamento muito direcionado ao esporte. E o ápice desta modalidade esportiva acontece no Havaí e para disputa-la o atleta tem que estar entre os melhores de uma etapa mundial. Aqui no Brasil o destaque é o IRONMAN FLORIPA, que é o segundo maior do mundo. No Havaí, o destaque Brasileiro fica por conta de Fernanda Keller que participou de 23 edições. Mas falar deste esporte sem citar duas lendas, seria um sacrilégio. Mark Allen e Dave Scott foram tão importantes nesta história que sua rivalidade virou livro e filme. Em 1989 correram uma prova ombro a ombro até a linha de chegada, estabelecendo novos recordes para a prova mais dura do esporte. E este feito ficou conhecido como Ironwar.

E hoje este esporte é tão importante, que desde 2000 faz parte do calendário olímpico.

?FITNESS CLUB
Login
Hor醨io de Atendimento Segunda ?Quinta Das 7hs 鄐 21:30hs Sexta Das 7hs 鄐 21:00hs Sabado Das 9hs 鄐 12:00hs
Onde estamos
Av. Independ阯cia, 700 sala 108, Campo Bom/RS

(51) 3597-4510