Artigos . Sem luz, sem vida

16/07/2018

Um episódio marcou as semanas que se passaram e certamente marcou muito mais a vida de 13 jovens. Durante 18 dias eles ficaram confinados a um minúsculo espaço em uma caverna sem alimento, sem água limpa e sem luz do sol. Os efeitos destas restrições são extremante prejudiciais à saúde. Ficar sem água e sem alimento, nos gera malefícios a saúde que são mais rapidamente acentuados e mortais. Mas sem a luz, a morte também acontece por outros motivos. E estes garotos ficaram sem muitos benefícios da luz solar e eles são muitos.

Dos mais relevantes, está que ela protege o organismo contra muitas doenças, pois, ajuda a regular o sistema imunológico, dificultando a formação e combatendo as doenças da pele relacionadas à imunidade, como psoríase, vitiligo e dermatite atópica. Outro benefício é a produção de endorfina pelo cérebro, substância antidepressiva natural, que promove sensação de bem-estar e aumenta os níveis de alegria. Além disto, a Luz Solar estimula a transformação da melatonina, hormônio produzido durante o sono, em serotonina, que é importante para o bom humor.

A Luz Solar está diretamente ligada com a Vitamina D, um nutriente essencial para o fortalecimento dos ossos. Tomar Sol ajuda a manter a quantidade de massa óssea e evita o desenvolvimento de ossos ocos, principal característica da doença, que pode surgir mesmo antes dos 40 anos. Ela faz com que nosso corpo produza naturalmente Vitamina D3, a partir da interação dos raios UVB com substâncias presentes na pele, que desencadeiam o processo de formação da vitamina nos rins e no fígado. Alguns estudos já apontam também que a deficiência de Vitamina D no organismo pode estar relacionada à formação de alguns tipos de câncer, como de mama e de cólon. E ainda se verificou que as artérias de pessoas com bons níveis de Vitamina D possuem paredes menos rígidas, de forma que a arteriosclerose é aliviada ou até evitada. Esse efeito reduz, por sua vez, a pressão arterial de pessoas hipertensas, além de estabelecer um menor risco de infarto. Mais um beneficio é que os níveis de Vitamina D adequados no corpo reduz as chances de resistência à insulina ou deficiência deste hormônio.

Pesquisas demonstram que a exposição à Luz Solar, alternada com a escuridão da noite, melhora alguns aspetos do Alzheimer, reduzindo a agitação, aumentando a eficiência do sono e diminuindo as insônias. Então não podemos abrir mão dos benefícios que o astro rei nos proporciona, mas sempre com cuidados específicos.

?FITNESS CLUB
Login
Hor醨io de Atendimento Segunda ?Quinta Das 7hs 鄐 21:30hs Sexta Das 7hs 鄐 21:00hs Sabado Das 9hs 鄐 12:00hs
Onde estamos
Av. Independ阯cia, 700 sala 108, Campo Bom/RS

(51) 3597-4510